27 de abr. de 2011

RELEASE E EQUIPE TÉCNICA

Release e Equipe
        
Alexandria é uma bibliotecária que vive em sua casa de livros. Ela está relendo e digitalizando tudo para salvá-los da perigosa Dona Cesárea, uma traça-gourmet de 1000 anos que adora comer bons livros, quando percebe que seu exemplar mais valioso foi roubado. Enquanto procura o diário de Elizabeth I, conta, com a ajuda de seus amigos, a vida dessa princesa real, tão real que virou rainha. O espetáculo faz parte do projeto Alexandria Conta e Cria da Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas para o público infanto-juvenil. Resultado de pesquisas sobre teatro físico, biografias e textos históricos, mitos e contos infantis, o projeto conta a História como historinha e desperta o gostinho bom de aprender. Acreditando que aprender sobre pessoas é o melhor caminho para conhecer a história do mundo e descobrir o nosso papel. Onde o verídico se alimenta e se completa com a ficção e nos ajuda a construir nossos finais felizes e recomeços diários. Onde o passado é um presente pro futuro.


Mais sobre o projeto  
      
Elizabeth I foi escolhida para inaugurar esta aventura teatral e literária. A mulher que reinou numa Europa patriarcal, uma “bruxa que escapou de tantas fogueiras” e fez seu país prosperar e se tornar potência mundial. Governou absoluta, sem casar. Elizabeth tudo podia em sua época e foi muito amada por seu povo e dizia exercer sua maternidade com ele. Uma chefe de Estado com o rigor do cargo, mas que sabia se divertir, praticava esportes e era grande admiradora das artes. Gerou a atmosfera propícia para obras-primas, em especial, Shakespeare e o importante – cultural e politicamente – teatro elisabetano. Aliás, a Era de Ouro ou a Era Elisabetana torna-se mito no sentido mais completo da palavra.

O nome da personagem principal e do projeto faz referência ao maior acervo de livros e papiros do mundo antigo, a Biblioteca de Alexandria, no Egito. O importante centro cultural foi incendiado pelo imperador romano Julio César (que dá nome à traça) e, após diversos eventos que destruíram sua coleção, foi reconstruído um novo prédio em 2002.

O espetáculo dirigido por Luciana Martuchelli, é destinado ao publico infantil, mas não fica restrito a ele. Surgiu após um longo período de pesquisa de criação dramática da atriz Juliana Zancanaro, inclusive com textos escritos pela própria Elisabeth Tudor. Da aliança de Juliana e Luciana já vieram os espetáculos ARS – As Mil Folhas Peladas dos Poemas, A Página em Branco, Medea - Gaia em Fúria, Até que a Morte nos Separe e o Jardim Secreto; a tradução para o português do livro PEDRAS D’ÁGUA da atriz do Odin Teatret, Julia Varley; o festival internacional de teatro de mulheres, SOLOS FÉRTEIS; o Workshop A ARTE SECRETA DO ATOR – Odin Teatret Brasil, além de terem atuado juntas em Ur-Hamlet, com direção de Eugenio Barba, na Polônia, na comemoração dos 50 anos do Grotowski Institute.


SERVIÇO:

ELIZABETH TUDO PODE

Por Alexandria Conta e Cria

1ª temporada:
TEATRO GOLDONI, SALA ADOLFO CELI (208/209SUL)
DE 14 DE MAIO A 12 DE JUNHO, SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 17H.

Classificação indicativa: livre

Concepção: Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas
Direção: Luciana Martuchelli
Pesquisa: Juliana Zancanaro
Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli

Elenco
Juliana Zancanaro, Ge Martu e Filipe Lima

Assistentes de direção: Letícia Resck e Filipe Lima
Iluminação: Marcelo Augusto
Sonoplastia: Luiz Alberto Pires
Cenário: Luciana Martuchelli e Virgilio Mota
Confecção do Cenário e livros: Virgilio Mota
Bonecos (traça e Alexandria): Eleide Mendes
Bonecos (rei e rainha): Chico Simões
Objetos cênicos e interativos: Guto Viscardi
Arte (Material impresso e quadrinhos): Rodrigo Jolee
Figurino e Maquiagem: Marcus Barozzi
Foto: Edu Barroso
Assistente de produção e contraregragem: Alexandre Adas e Reges Aragão
Produção: Similião Aurélio

Patrocínio: FAC Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF


Entrevistas: 8422 6949 e 8417 8167

Nenhum comentário: